quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

NEUROTRANSMISSORES...




OS NEUROTRANSMISSORES NA NOSSA VIDA




Os neurotransmissores são moléculas que na sua maioria são derivados de precursores de proteínas, são encontrados geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais. São libertados na fenda sináptica e captados por terminais pós-sinápticos (por meio de receptores localizados na membrana pós-sináptica) quando da passagem do impulso nervoso de uma célula para outra, o que chamamos de transmissão sináptica. De acordo com a propriedade funcional do neurotransmissor e do terminal pós-sináptico, os neurotransmissores são conhecidos por promovem respostas excitatórias ou inibitórias entre neurónios que se comunicam por sinapses químicas.

Um neurotransmissor é um mensageiro químico que carrega, aumenta e modula sinais entre neurónios e outras células do corpo. Na maioria dos casos, um neurotransmissor é libertado a partir do terminal axonal após um potencial de acção tenha atingido a sinapse. O neurotransmissor, em seguida, atravessa a fenda sináptica para chegar ao local do receptor da célula ou outro neurónio. Em seguida, num processo conhecido como reabsorção, o neurotransmissor liga-se ao local do receptor e é reabsorvido pelo neurónio.

Neurotransmissores têm um papel importante no nosso quotidiano e no nosso funcionamento. Os investigadores ainda não sabem ao certo quantos neurotransmissores existem, mas mais de 100 mensageiros químicos já foram identificados. Quando os neurotransmissores são afectadas por uma doença ou medicamentos, pode haver um número de diferentes efeitos adversos no corpo. Doenças como Alzheimer e Parkinson estão associados com deficits de certos neurotransmissores.
Os Neuro transmissores estão também na base da origem de muitas perturbações mentais como é o caso da Esquizofrenia, depressão e ansiedade.

A dopamina tem muitas funções no cérebro , incluindo papéis importantes no comportamento e cognição, movimento voluntário, motivação e recompensa, a inibição da produção de prolactina (envolvido na lactação), sono, humor, atenção e aprendizagem.


A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais.

Quando ela se encontra numa baixa concentração, pode levar ao mau humor, dificuldade para dormir e vontade de comer o tempo todo, por exemplo.


Ocitocina ou oxitocina é uma hormona produzida pelo hipotálamo e é armazenado(a) na Neuro-hipófiseposterior (Neurohipófise) tendo como função: promover as contrações musculares uterinas; reduzir o sangramento durante o parto; estimular a libertação do leite materno; desenvolver apego e empatia entre pessoas; produzir parte do prazer do orgasmo; e produzir medo do desconhecido.

A Noradrenalina, também chamada de Norepinefrina, é uma das monoaminas (também conhecidas como catecolaminas que mais influencia o humor, ansiedade, sono e alimentação junto com a Serotonina, Dopamina e Adrenalina.

Adrenalina ou epinefrina – Hormona que estimula o sistema nervoso e desempenha um papel importante nos mecanismos quer da hostilidade, quer do medo e da ansiedade. Excesso de adrenalina pode dificultar a tomada de decisões dificultando a concentração. A adrenalina provoca tensão, nervosismo, aumento do ritmo cardíaco e outras alterações orgânicas.

CONSULTE TAMBÉM ESTE POST








SE GOSTA DA PÁGINA VIVER ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS
E AINDA NÃO FEZ LIKE, PODE FAZER ABAIXO.
SE JÁ FEZ, CONTINUE POR AQUI ;)

OBRIGADO A TODOS ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário

CONVERTENDO LITROS DE O2 EM FiO2

SE GOSTA DA PÁGINA VIVER ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS E AINDA NÃO FEZ LIKE, PODE FAZER ABAIXO. SE JÁ FEZ, CONTINUE POR AQUI ;) ...