sábado, 26 de dezembro de 2015

TRAÇADOS DE ECG - TRAÇADOS MAIS FREQUENTES







Espero que gostem desta compilação de Traçados Electrocardiograficos.





sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

FIBRILHAÇÃO AURICULAR: O QUE É?



terça-feira, 22 de dezembro de 2015

STRESS E BURNOUT: ALGUÉM SE IDENTIFICA COM ESTES SINAIS?

Alguém se identifica com estes sinais?
O Burnout surge como uma resposta ao desgaste emocional crónico. As suas consequências a nível organizacional incluem: deterioração da qualidade dos cuidados, absentismo, diminuição da satisfação laboral, aumento dos conflitos laborais, diminuição da qualidade de vida laboral.
https://www.facebook.com/viverenfermagemuci 





domingo, 20 de dezembro de 2015

O SÍNDROME DOS CUIDADOS INTENSIVOS RESULTA DE:


Algumas das razões porque em UCI se desenvolve o Síndrome dos Cuidados Intensivos
Publicado por Viver Enfermagem em Cuidados Intensivos em Domingo, 20 de Dezembro de 2015



sábado, 19 de dezembro de 2015

SENTIMENTOS E EMOÇÕES: A VERDADE DENTRO DE NÓS

Podemos esconder de todos mas não de nós próprios...



quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

ARTERIOSCLEROSE E EAM EXPLICADOS EM 30 SEGUNDOS EM VÍDEO




Arteriosclerose e EAM, explicados em 30 segundos ;)
Publicado por Viver Enfermagem em Cuidados Intensivos em Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2015

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

PORTEFÓLIO SUPERVISÃO CLÍNICA NA ENFERMAGEM

Esta página Web surge na sequência do primeiro Curso de Pós Graduação em Supervisão Clínica na Enfermagem, que decorreu na Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny no Funchal em 2007, cuja avaliação se fez pela elaboração de um portefólio avaliativo subordinado ao tema: Supervisão Clínica na Enfermagem.


Não tendo sido exigido por parte do Núcleo Pedagógico a elaboração deste Site, quis contudo a título de investimento pessoal e a título não académico a elaboração do mesmo.



Pretendo com esta página:
  • Divulgar o meu trabalho de Portefólio: Supervisão Clínica na Enfermagem no Caminho da Excelência dos Cuidados.
  • Contribuir com a publicação deste trabalho para que outros a frequentar formações semelhantes possam recorrer à informação constante nesta página para de alguma forma enriquecer o seu trabalho.
  • Exemplificar como se poderá fazer Portefólio ou pelo menos que sirva para exemplificar como não se faz.
  • Que seja um espaço em permanente actualização, já que considero um portefólio um processo dinâmico de construção de saber inacabado.

CONSULTE A PÁGINA AQUI NESTA HIPERLIGAÇÃO






PROTOCOLO DE SPIKES

Transmitir más notícias não é uma tarefa fácil, contudo esta tarefa pode-se tornar mais simples e menos dolorosa para todas as partes se nas unidades existirem procedimentos que uniformizem a forma com estas são transmitidas.




CONSULTE AQUI A APRESENTAÇÃO FEITA NESTE BLOGUE EM NOVEMBRO 2015

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

INFINITAMENTE LIVRES...

A Liberdade de facto é um conceito muito próprio de cada um de nós mas todos temo o infinito direito de a gozar ... as nossas escolhas não são mais que uma manifestação de liberdade... há que escolher hoje e sempre...
Bom Domingo a todos



sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

EU JÁ TENHO... INFELIZMENTE MUITOS MAIS TÊM...






HÉRNIA CERVICAL

As hérnias discais são uma das lesões mais comuns da coluna cervical. Geralmente ocorrem entre os 30-50 anos de idade, e, apesar de poderem ter origem num traumatismo da coluna cervical muitas vezes são resultado de anos a fio de "maus tratos"ao nível da coluna quer por questões relacionadas com o exercício profissional quer por actividades do dia-a-dia que provocam desgaste a este nível. Os enfermeiros são infelizmente das classes profissionais mais afectadas por esta enfermidade responsável por absentismo e com elevado grau de incapacidade temporária ou mesmo permanente. Quem tem uma hérnia vê a sua vida alterada para sempre. Os sintomas,incluindo dor no braço, geralmente começam sem razão aparente. 

Numa hérnia discal o que acontece é que parte da matéria interna mais macia do disco,(núcleo pulposo) desloca-se para fora devido a uma fraqueza na parte externa do disco. A saliência que se forma poderá pressionar as estruturas circundantes, como os nervos provenientes da medula espinhal e que saem nos espaços laterais entre cada duas vértebras, causando sintomas neurológicos que variam na região dependendo do nervo afectado.




Sinais e sintomas



Os sinais e sintomas de uma hérnia discal cervical dependem do nível que está afectado:


  • Hérnia discal entre C4 - C5 (raiz nervosa C5) - Pode provocar fraqueza do músculo deltóide no braço. Normalmente não causa dormência ou formigueiro. Pode causar dor no ombro. 
  • Hérnia discal entre C5 - C6 (raiz nervosa C6) - Pode provocar fraqueza do bicípite e dos músculos extensores do punho. Dormência e formigueiro, juntamente com dor, que pode irradiar para o polegar. Este é um dos discos mais comumente afectados. 
  • Hérnia discal entre C6 - C7 (raiz nervosa C7) - Pode provocar fraqueza do tricípite e dos músculos extensores dos dedos. Dormência e formigueiro, juntamente com dor, que pode irradiar para trás do braço e até ao dedo médio. 
  • Hérnia discal entre C7 - T1 (raiz nervosa C8) - Podem provocar fraqueza na preensão. Dormência e formigueiro e a dor pode irradiar para baixo do braço, até ao dedo mindinho.









terça-feira, 8 de dezembro de 2015

35 ANOS SEM JOHN LENNON ENTRE NÓS...

Ah pois é ...
Para celebrar a Vida e a Morte de John Lennon, tirado deste mundo faz hoje 35 anos, era eu um miúdo com 10... Realmente nunca se sabe... às vezes não dá tempo...

Visite esta página: 
https://www.facebook.com/viverenfermagemuci/


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

PARA COMENTAR...



PUBLICAÇÕES DESTE VIVER ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS


Essas são algumas das publicações desta Viver Enfermagem em Cuidados Intensivos.

Para quem visita pela primeira vez, esta pagina pretende abordar conteúdos nestes contextos de saúde em situação crítica, que serão diversificados qb, pretendo abordar todas as dimensões envolvidas nestes contextos: Bio-Psico-Social-Espiritual-Tecnica. 

Algumas vezes poderei ser tendencialmente Saúde Mental na medida em que esta é a minha área de especialização e que julgo ser fundamental para que também em cuidados intensivos se viva Saúde no seu pleno.

Pretende crescer com a ajuda de todos contribuindo para a formação de todos quanto queiram neste espírito de partilha melhorar, aprofundar e consolidar conhecimentos. 
Página criada para enfermeiros mas todos são Bem Vindos mesmo não sendo enfermeiros. Grande Objectivo para os próximos três meses... Crescer...







sábado, 5 de dezembro de 2015

EQUILÍBRIO ÁCIDO/BASE


Conjunto de processos fisiológicos e químicos que mantêm[ H+ ] nos líquidos do organismo, compatíveis com a vida e com o seu correcto funcionamento.



quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

DRENAGEM TORÁCICA

A Drenagem Torácica consiste num Sistema Fechado para drenar líquido, ar ou sangue do Espaço Pleural (Pneumotórax, Hemotórax) com o objectivo de facilitar a expansão Pulmonar e a Função Respiratória.

O aumento anormal do Volume do líquido (por sangue, exsudados ou ar), vai afectar a força aspirativa da cavidade pleural, a pressão negativa diminui, comprometendo a expansão pulmonar, podendo levar ao colapso pulmonar. O pulmão ao não se expandir ou contrair, totalmente, causa uma redução da ventilação alveolar, com consequente hipóxia. Quando a função respiratória está comprometida, o ar (pneumotórax) ou o sangue (hemotórax), devem ser drenados.


Indicações
  • Pneumotórax – por contusão torácica, por ferida de arma branca ou bala;
  • Pneumotórax Hipertensivo – por ventilação mecânica, por obstrução do dreno;
  • Pneumotórax Espontâneo – por alterações congénitas, por enfisema com ruptura;
  • Hemotórax – por lesão do tecido pulmonar ou da parede torácica, por neoplasia;
  • Cirurgia Cardiotorácica (Hemopneumotoráx);

A drenagem torácica realiza-se num sistema fechado. Funciona por acção da gravidade, por acção da pressão intrapleural positiva (drenagem passiva) ou por aspiração (drenagem activa).






EM 10 ANOS FORA DO PAÍS PODE-SE ATINGIR O TOPO DA CARREIRA E CÁ?

REPORTAGEM SIC https://vm.tiktok.com/ZGeqFbtdD/ Testemunho de enfermeiros portugueses a trabalhar no Reino Unido "Em 10 anos atingi ...