sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

EU JÁ TENHO... INFELIZMENTE MUITOS MAIS TÊM...






HÉRNIA CERVICAL

As hérnias discais são uma das lesões mais comuns da coluna cervical. Geralmente ocorrem entre os 30-50 anos de idade, e, apesar de poderem ter origem num traumatismo da coluna cervical muitas vezes são resultado de anos a fio de "maus tratos"ao nível da coluna quer por questões relacionadas com o exercício profissional quer por actividades do dia-a-dia que provocam desgaste a este nível. Os enfermeiros são infelizmente das classes profissionais mais afectadas por esta enfermidade responsável por absentismo e com elevado grau de incapacidade temporária ou mesmo permanente. Quem tem uma hérnia vê a sua vida alterada para sempre. Os sintomas,incluindo dor no braço, geralmente começam sem razão aparente. 

Numa hérnia discal o que acontece é que parte da matéria interna mais macia do disco,(núcleo pulposo) desloca-se para fora devido a uma fraqueza na parte externa do disco. A saliência que se forma poderá pressionar as estruturas circundantes, como os nervos provenientes da medula espinhal e que saem nos espaços laterais entre cada duas vértebras, causando sintomas neurológicos que variam na região dependendo do nervo afectado.




Sinais e sintomas



Os sinais e sintomas de uma hérnia discal cervical dependem do nível que está afectado:


  • Hérnia discal entre C4 - C5 (raiz nervosa C5) - Pode provocar fraqueza do músculo deltóide no braço. Normalmente não causa dormência ou formigueiro. Pode causar dor no ombro. 
  • Hérnia discal entre C5 - C6 (raiz nervosa C6) - Pode provocar fraqueza do bicípite e dos músculos extensores do punho. Dormência e formigueiro, juntamente com dor, que pode irradiar para o polegar. Este é um dos discos mais comumente afectados. 
  • Hérnia discal entre C6 - C7 (raiz nervosa C7) - Pode provocar fraqueza do tricípite e dos músculos extensores dos dedos. Dormência e formigueiro, juntamente com dor, que pode irradiar para trás do braço e até ao dedo médio. 
  • Hérnia discal entre C7 - T1 (raiz nervosa C8) - Podem provocar fraqueza na preensão. Dormência e formigueiro e a dor pode irradiar para baixo do braço, até ao dedo mindinho.









Sem comentários:

Enviar um comentário

CONVERTENDO LITROS DE O2 EM FiO2

SE GOSTA DA PÁGINA VIVER ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS E AINDA NÃO FEZ LIKE, PODE FAZER ABAIXO. SE JÁ FEZ, CONTINUE POR AQUI ;) ...