Coronavírus: 3 Efeitos Colaterais da vacina Moderna descobertos até agora, de acordo com um participante do ensaio
Moderna Therapeutics Inc. tornou-se a mais recente empresa a anunciar taxas de sucesso inovadoras de sua nova vacina candidata contra o coronavírus, mRNA-1273.
A Moderna não é apenas a primeira empresa farmacêutica a lançar uma vacina em tão grande escala, mas sua vacina também carrega uma taxa de eficácia colossal de 94,5%, deixando para trás concorrentes como Oxford-Astrazeneca, Pfizer, Sputnik V.
Nenhuma outra vacina apresentou taxas de sucesso tão fortes até agora. Há relatórios que sugerem que as primeiras vacinas podem estar disponíveis para grupos de alto risco até dezembro. Naturalmente, isso deu a bilhões em todo o mundo a esperança de ver um mundo livre de COVID em breve. No entanto, não devemos saltar a arma ainda. Existem alguns efeitos colaterais da vacinação que ainda podemos enfrentar.
Embora não exista vacina que não produza efeitos colaterais, é importante estar ciente deles. De acordo com relatos, a Pfizer, que vem apoiada com uma taxa de segurança de 90%, induziu sintomas de ressaca em pacientes após a inoculação. Outros semelhantes também foram observados em voluntários que participaram do estudo de Oxford e nos que foram injetados com a vacina russa, Sputnik V.
Um desses voluntários, que fazia parte dos 30.000 participantes que receberam a injeção experimental do Moderna, agora informou ao mundo sobre os efeitos colaterais após o esquema de duas doses.
Embora os efeitos colaterais possam ser rotineiros, ainda é importante conhecê-los. Estes são os que aprendemos até agora:
Febre baixa - Um efeito colateral que pode ser esperado após a vacinação pode ser uma febre baixa. No entanto, não é um sinal alarmante. A febre ocorre quando os compostos bioquímicos ativam as células do sistema imunológico, o que faz com que certos marcadores inflamatórios aumentem. Isso leva a um aumento da febre, vermelhidão ou inchaço às vezes. A maioria deles desaparece por conta própria 2-3 dias após a inoculação e não requer nenhum tratamento especial.
A febre também pode ser um indicador de que seu corpo está começando a produzir anticorpos.
Dor e dor no braço - Muitos voluntários detalham a dor no braço, onde a vacina foi injetada. Esta também é uma reação bastante comum que ocorre com qualquer vacina. A dor no braço pós-vacinação geralmente se deve à dor muscular, que é a resposta natural do seu corpo a uma invasão estrangeira. Geralmente desaparece após um ou dois dias e talvez seja um sinal de que está ganhando proteção contra o vírus real.
Fadiga - O participante do estudo também disse que sentiu um pouco de cansaço e sentiu cansaço após a injeção. Novamente, essa é uma reação provável de um vírus morto entrando no corpo, que então produz uma resposta inflamatória e os anticorpos necessários. Sentir-se sonolento, maçante ou dolorido também é comum no primeiro dia após a injeção.
Nenhuma vacina pode ser livre de efeitos colaterais. A maioria das vacinas produz efeitos colaterais “reatogênicos”, que são comuns na natureza.
O Moderna's é apenas um dos candidatos em jogo no momento que provou ter chances satisfatórias de prevenção de doenças graves e sintomas de COVID, o que é promissor. Sabendo de antemão, os efeitos colaterais e deficiências que podemos experimentar podem ajudar a resolver medos irracionais, mitos da vacina COVID-19 que podem atrapalhar as iniciativas de vacinação e nos preparar para o futuro.
Fonte: https://m.timesofindia.com/life-style/health-fitness/health-news/coronavirus-3-side-effects-of-moderna-vaccine-discovered-so-far-according-to-a-participant-in-the-trial/amp_etphotostory/79302218.cms