domingo, 31 de janeiro de 2016

ENFERMAGEM... EM TODO O LADO É ASSIM


Pelos vistos é igual em toda a parte do Mundo... Ser Enfermeiro é cuidar de todos menos de si... Como eu tantas vezes digo: gente que cuida de gente mas que pouco cuida de si e dos seus... Enfim... O que vale é que ganhamos muito bem ...Lol...;)

A LIBERDADE DAS NOSSAS ESCOLHAS...

A Liberdade de facto é um conceito muito próprio de cada um de nós mas todos temos o infinito direito de a gozar ... as nossas escolhas não são mais que uma manifestação de liberdade... há que escolher hoje e sempre...

Bom resto de semana a todos ;)

sábado, 30 de janeiro de 2016

O NADA QUE SABEMOS É A RAZÃO DE TUDO O QUE SABEMOS...


AS armas e os Barões assinalados
Que da Ocidental praia Lusitana
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;


Foi com esta sede de conhecimento que os navegadores ultrapassaram os seus medos e passaram para além da Taprobana... Conhecimento gera conhecimento e a humildade é o combustível para a procura de mais conhecimento... é o ter consciência que não se sabe tudo que nos leva a querer saber mais e mais e mais...
Na saúde todo o conhecimento é pouco para o muito que não se sabe mas na verdade o pouco que já sabemos vai nos impulsionando rumo à procura de soluções para todas as ameaças que existem à nossa saúde e à nossa felicidade.

Sei que nada sei mas tenho um desejo enorme de procurar saber mais todos os dias da minha vida nos dias que ainda me restam...

"TUDO AQUILO QUE O HOMEM IGNORA NÃO EXISTE PARA ELE.
POR ISSO O UNIVERSO DE CADA UM SE RESUME AO TAMANHO DO SEU SABER"
ALBERT EINSTEIN



VAMOS SER GRANDESSSSSS !!!!!!


sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

EQUILÍBRIO ÁCIDO/BASE - QUADRO RESUMO



Equilíbrio Ácido/Base - Conjunto de processos fisiológicos e químicos que mantêm[ H+ ] nos líquidos do organismo, compatíveis com a vida e com o seu correcto funcionamento.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

IDA AO BAÚ: O TEMPO PASSA... AINDA ONTEM ERA...





O TEMPO PASSA... AINDA ONTEM ERA...

Pela Inclusão e pela Saúde


Ainda ontem era Janeiro, ainda ontem iniciei funções nesta instituição, ainda ontem era um jovem cheio de sonhos, virtudes e defeitos, ainda ontem era uma criança a descobrir o mundo…

De facto o tempo passa e quanto mais ele passa mais nos aproximamos da meta, do cimo da escadaria na procura constante de um rumo, de um caminho, da nossa felicidade, da realização connosco e com os outros, vivendo por vezes e sobrevivendo outras.

Interessa sim ter noção que somos o que queremos ser, que muitas das nossas decisões são as melhores para o momento em que vivemos e que de nada vale lamentos desesperados por opções que não corresponderam às nossas expectativas… cair...levantar...levantar e voltar a cair faz parte de um processo de aprendizagem que todos nós enfrentamos ao longa da nossa vida, aprender com a vida, com os erros, os nossos e os dos outros. 
É preciso coragem, força, motivação para continuar… é preciso ter objectivos, saber trilhar caminhos e desenvolver estratégias para os atingir, fazendo da nossa vida um palco onde na plateia estamos  todos nós e onde os actores desse palco é também cada um de nós na sua individualidade, não havendo actores secundários mas sim heróis que querem um fim feliz: a rapariga fica com o rapaz e o bem vence o mal. 
Há muito que se diz: Viver não custa ...o que custa é viver... e viver é: 

Viver e deixar viver o outro com respeito pela sua liberdade, diferenças, direitos, valores, atendendo a algo que todos nós que pela simples condição de humanos possuímos:

A DIGNIDADE HUMANA

Sidónio Faria

Arttigo escrito in Joandeíno n 36 Abril a Setembro 2011


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

SINAIS FÍSICOS DO BURNOUT


A ansiedade levada ao extremo leva ao aparecimento de um conjunto de sinais que geralmente são HTA, tensão muscular, postura típica de quem carrega o mundo às costas, cefaleias frequentes que pouco cedem aos analgésicos, mal estar gástrico e aumento de probabilidade de desenvolver ulceras gástricas, anorexia, e quadros de agitação/inquietação


domingo, 24 de janeiro de 2016

STRESS E BURNOUT: ALTERAÇÕES AO NÍVEL DO DESEMPENHO



Ao nível do desempenho sinais como, aumento dos erros frequentes e crescentes, actos impensados, diminuição da qualidade dos cuidados, perda de interesse, absentismo e diminuição da produtividade, aumento da culpabilidade, esquecimentos cada vez mais frequentes são alguns dos sinais de burnout ao nível do desempenho. É preciso parar, afastar estes profissionais destes locais lesivos à sua saúde mental. Os serviços devem ter estratégias de intervenção que visem a prevenção destes fenómenos.

GENTE QUE CUIDA DE GENTE TEM DE SER CUIDADA

sábado, 16 de janeiro de 2016

PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DA FAMÍLIA DA PESSOA INTERNADA EM UCI






O estudo realizado por Mackenzie et al (1999), explorou as necessidades verbalizadas pelos familiares de doentes internados em UCI para a partir daí definir intervenções na família. Estas autoras entendem que estas intervenções devem de ser planeadas desde o momento inicial e de acordo com o que o enfermeiro percepciona em relação às suas necessidades. 
Este estudo concluiu que as necessidades percepcionadas podem ser a três níveis: cognitivas, emocionais e físicas e que implicam as seguintes intervenções na família: 

  • Criação/utilização de um instrumento de medida validado para apurar necessidades da família e consequente planeamento de cuidados;
  • Criação/utilização de um instrumento de medida validado para apurar a satisfação dos familiares com a qualidade do atendimento;
  • Apoio psicológico desde o momento inicial. É importante um bom acolhimento no primeiro momento, poderá traduzir-se em confiança na equipa e no estabelecer de uma boa relação;
  • Informação e educação acerca dos processos de doença. Intervenção psicoeducativa;
  • Envolvimento da família no plano de cuidados;
  • Atitude positiva por parte dos enfermeiros pode traduzir-se em esperança para os familiares;
  • Flexibilização dos períodos de visitas, permitir a sua visita por mais tempo e convidar a participar nos cuidado.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

ESCALA DE STRESS PROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS





A aplicação deste questionário permitirá diagnosticar níveis de stress na equipa de Enfermagem, sua monitorização e implementação de medidas de combate.
Esta escala é constituída por 34 itens que avaliam a carga de stress a que os enfermeiros estão sujeitos a nível dos domínios: Físico, Psicológico, Social e Profissional
Não há Saúde sem Saúde Mental, constatando-se que os enfermeiros cuidam pouco de si e esquecem muitas vezes que têm as mesmas necessidades daqueles que são alvo dos seus cuidados. Ao investirmos na saúde mental da equipa, estamos a investir na elevação do nível de cuidados prestados. 
Enfermeiros saudáveis promovem cuidados mais seguros, doentes e familiares mais satisfeitos e com melhor saúde, podendo-se falar desta forma em ganhos em saúde.





quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

SÍNDROME DE GUILLAIN BARRÉ





GUILLAIN BARRÉ



VÍDEO




O síndrome de Guillain-Barré (polinevrite aguda ascendente) é uma forma de polineuropatia aguda rapidamente progressiva caracterizada por debilidade muscular que, por vezes, conduz à paralisia.

ETIOLOGIA

A causa deve-se, provavelmente, a uma reacção auto-imune (o sistema imune ataca a bainha da mielina). Em 80 % dos casos, os sintomas iniciam-se entre 5 dias e 3 semanas após uma perturbação infecciosa trivial, uma intervenção cirúrgica ou uma vacinação.

TRATAMENTO

• Doença muito grave que requer a hospitalização imediata dado que pode agravar-se muito rapidamente;
• Os doentes são controlados muito de perto porque será provável que vão necessitar de respiração assistida;
• Fisioterapia/Reabilitação precoce é importante para prevenir a rigidez muscular e preservar a função dos músculos e das articulações;
• Depois de estabelecido o diagnóstico, o tratamento escolhido é a plasmaferese ou a infusão de imunoglobinas;
• As pessoas que recebem um tratamento precoce podem experimentar uma melhoria muito rápida (em questão de dias ou de semanas). Caso contrário, a recuperação pode levar meses, embora a maioria recupere quase completamente.
• Cerca de 30% das pessoas (inclusive uma percentagem superior em crianças com esta doença) têm ainda debilidade ao fim de 3 anos.

EM 10 ANOS FORA DO PAÍS PODE-SE ATINGIR O TOPO DA CARREIRA E CÁ?

REPORTAGEM SIC https://vm.tiktok.com/ZGeqFbtdD/ Testemunho de enfermeiros portugueses a trabalhar no Reino Unido "Em 10 anos atingi ...