VIVER ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS

segunda-feira, 6 de março de 2017

ECMO






ECMO








Oxigenação por membrana extracorpórea, também conhecida como ecmo na sigla em inglês (extracorporeal membrane oxygenation)



É uma técnica extracorpórea para fornecer suporte cardíaco e respiratório para pacientes em que os pulmões e coração estão seriamente danificados e não podem desenvolver sua função normal.
O ECMO é uma espécie de pulmão artificial que oxigena o sangue. Esse equipamento é chamado de oxigenador da membrana e associa um aquecedor e um filtro para fornecer oxigénio ao sangue.
O tratamento ecmo pode assegurar durante dias ou semanas a oxigenação do sangue, substituindo completamente a função dos pulmões e o coração.

Existem várias formas de ecmo, as duas mais comuns são a Veno-Arterial e a Veno-Venosa. Em ambas as modalidades, o sangue drenado dos vasos sanguíneos é oxigenada no exterior do corpo. Em Veno-Arterial o sangue é devolvido ao sistema arterial e em Veno-Venosa o sangue volta ao sistema venoso. Em Veno-Venosa não fornece suporte cardíaco.


Os critérios para o início de ecmo incluem insuficiência cardíaca ou pulmonar graves que podem ser potencialmente reversíveis. Alguns exemplos para o início da terapia ecmo são os seguintes:
  • insuficiência respiratória hipoxémica com uma relação de tensão arterial de oxigénio por fração inspirada de oxigénio com menos de 100 mmhg apesar da Otimização dos parâmetros do ventilador.
  • insuficiência respiratória hipercápnica com um ph arterial < 7,20
  • choque cardiogénico refratário
  • paragem cardíaca
  • falha num by-pass cardio-pulmonar num pós operatório de  uma cirurgia cardíaca
  • como suporte para transplante cardíaco ou a colocação de um dispositivo de apoio ventricular



O uso de ecmo em corpos pode aumentar a taxa de viabilidade para o transplante de órgãos.




O ECMO é composta de diversas partes:

canulas: grandes cateteres (tubos) inseridos nos vasos sanguíneos para remover e devolver o sangue ao corpo.
oxigenador de membrana: um pulmão artificial que oxigena o sangue.
aquecedor e filtro: equipamento que aquece e filtra o sangue antes de ser devolvido ao corpo.

Durante o processo de ECMO, as canulas bombeiam sangue do corpo. Esse sangue foi privado de oxigénio. O oxigenador de membrana coloca o oxigénio no sangue. O sangue muda para a cor vermelha. Em seguida, o sangue é enviado através do aquecedor e de um filtro e é devolvido ao corpo.




ADAPTADO DE:



SE GOSTA DA PÁGINA VIVER ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS
E AINDA NÃO FEZ LIKE, PODE FAZER ABAIXO.
SE JÁ FEZ, CONTINUE POR AQUI ;)

OBRIGADO A TODOS ;)


OS 10 POSTS MAIS VISTOS DE SEMPRE