terça-feira, 20 de outubro de 2015

A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

A comunicação é um intercâmbio recíproco de informações, ideias crenças, sentimentos, emoções e atitudes entre duas ou mais pessoas.
É um processo dinâmico que exige adaptações entre os intervenientes da comunicação.

Transmite-se de maneira consciente ou inconsciente pelo comportamento verbal ou não verbal. Phaneuf (2005) define comunicação não verbal como uma troca sem palavras, cobrindo um largo espectro de expressões corporais e de comportamentos que sustentam as relações verbais entre as pessoas, e contribuem para a sua interpretação. Igualmente na perspectiva de Potter e Perry (2006) a comunicação verbal apreende as mensagens comunicadas por linguagem corporal sem recurso a palavras. Acrescentam ainda um conceito no domínio da comunicação que é a metacomunicação, ou seja a “mensagem dentro da mensagem” a um nível mais profundo. Para as autoras supra citadas transmite a atitude do emitente comparativamente a si próprio e à mensagem, bem como as atitudes, sentimentos e intenções para com o receptor. 

É através da comunicação não verbal que transmitimos muitas das nossas emoções e dos nossos sentimentos. Muitas vezes, a linguagem não verbal, que acompanha a linguagem verbal, oferece um significado mais profundo e verdadeiro que esta última. Esta comunicação pode não ser consciente nem mesmo intencional, mas conhecer o seu valor e a sua importância é essencial para evitar as rupturas ou os bloqueios da comunicação. 
A comunicação não verbal é, assim, uma “ mensagem silenciosa” que se consubstancia em aspectos como o aspecto pessoal, a postura e atitude corporal, os gestos, a expressão facial, a voz, o silêncio, a distancia ou proxémica e o toque. 
É precisamente esta comunicação não verbal que terá uma importância fundamental no estabelecer da relação com a pessoa em situação crítica em ambiente de UCI. 
No póximo post abordarei a comunicação em UCI, aspectos a ter em conta e estratégias para comunicar com alguém que não se pode exprimir de forma verbal nestes ambientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

CONVERTENDO LITROS DE O2 EM FiO2

SE GOSTA DA PÁGINA VIVER ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS E AINDA NÃO FEZ LIKE, PODE FAZER ABAIXO. SE JÁ FEZ, CONTINUE POR AQUI ;) ...