segunda-feira, 30 de novembro de 2015

VENTILAÇÃO MECÂNICA

É um processo terapêutico a que se recorre para auxiliar ou por vezes substituir a respiração espontânea, quando por razões várias esta se encontra afectada em maior ou menor grau.

Consiste na introdução de ar sob pressão positiva, insuflado periodicamente nos pulmões do doente, com objectivo de melhorar ou permitir as trocas.

O ar é insuflado por um aparelho * VENTILADOR * e chega ao doente por um sistema de tubos em circuito fechado.

A entrada do ar é feita por o circuito inspiratório e a saída pelo circuito expiratório.


Esta ventilação pressupõe normalmente que o doente possua uma entubação endotraqueal ou traqueotomia





VOANDO SOBRE UM NINHO DE CUCOS



Hoje apeteceu-me ir ao baú buscar este artigo que escrevi em 2011. De facto como o próprio título indica, directamente nada parece ter a ver com cuidados intensivos e com a nobre missão de salvar vidas mas por outro lado falar de saúde mental em cuidados intensivos é algo que faz todo o sentido porque não há saúde sem saúde mental e por muitas mais razões... Este artigo pretende fazer um retrato da nossa sociedade que marca tudo o que é diferente e exclui essa diferença. O que retrata este artigo pode ser facilmente transportado para todos os contextos actuais dentro e fora da saúde, nos cuidados intensivos e na saúde mental.... salvando vidas ou salvando almas... ;)

Quem não se lembra do filme protagonizado por Jack Nicholson que no auge da sua carreira entra no filme “Voando sobre um ninho de cucos”? Era eu um adolescente de 16 anos (em 1986) quando pela primeira vez vi este filme, na altura, lembro-me que fiquei muito impressionado com os abusos e violações dos direitos humanos das pessoas portadores de doença mental, bem como com as lobotomias que na época se realizavam deixando muitos dos intervencionados em perfeitos vegetais e estamos a falar de um filme que sai em 1975 por Milos Forman. Muito rapidamente, a história passa-se à volta de um indivíduo delinquente que para não ir parar à cadeia finge-se de doente mental… mal sabia o que o esperava. Este herói confrontado com a realidade que se vivia na época nos hospitais psiquiátricos, consegue ainda assim “lutar” contra muitas das atrocidades que se cometiam, lidera uma revolução no hospital, reivindica direitos, dá esperança a muitos dos seus companheiros mas no fim acaba por ser vencido pelo sistema, sujeito a uma lobotomia acaba vegetal perdendo a batalha.

Este filme teve o condão de chamar a atenção da opinião pública Mundial para os direitos dos seres humanos portadores de doença mental e permite-nos imensas reflexões/questões acerca desta temática. Na natureza a mãe cuco põe os seus ovos nos ninhos de outros pássaros, que quando eclodem trazem à luz do dia “cucinhos” que expulsam do ninho os seus irmãos condenando-os a uma morte certa, tornam-se assim nos únicos sobreviventes e perpetuando este comportamento próprio da sua espécie geração após geração - sobrevivem os mais fortes e astutos.

Será que nós sociedade não nos comportamos como esta ave, colocando fora do nosso mundo/ninho todos os que são mais fracos, diferentes? Não estamos a perpetuar comportamentos através das gerações?

O passado da psiquiatria é negro, abusivo alimentando o estigma que está dentro de cada um de nós, ninguém gosta de ser diferente porque a pressão social é enorme, na realidade na nossa individualidade todos somos diferentes mas não aceitamos a diferença dos outros como um direito individual e o resultado é andarmos a empurrar para fora do ninho todos os que podem competir pelo O2 que existe na natureza a 21% mas que mesmo sim dá para todos nós: os iguais e os diferentes

SIDÓNIO FARIA
In Joandeíno n-35 Jan-Mar 2011


SE GOSTA DA PÁGINA VIVER ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS
E AINDA NÃO FEZ LIKE, PODE FAZER ABAIXO.
SE JÁ FEZ, CONTINUE POR AQUI ;)

OBRIGADO A TODOS ;)

domingo, 29 de novembro de 2015

O SOFRIMENTO

Procura-se definição para sofrimento...
Aceita-se comentários...


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

PAV


A pneumonia associada à ventilação mecânica é uma das mais frequentes causas de infecção nosocomial nos Cuidados Intensivos, resultando numa elevada morbilidade, mortalidade e elevados custos de saúde




terça-feira, 24 de novembro de 2015

DECISÃO DE NÃO REANIMAR




DECISÃO DE REANIMAR

A Vida não tem preço nem prazo de validade mas infelizmente tem fim. Esse fim deverá ser digno e proporcionado por quem cuida atendendo à diginidade da Pessoa Humana.

Os enfermeiros cuidam de gente ao longo do seu ciclo vital, a hora da morte faz parte desse ciclo e é um momento que deve ser vivido... todos temos o direito a morrer com dignidade...

Os Cuidados têm que fazer sentido, os profissionais têm que ter objectivos e esses objectivos têm que ser adequados ao que se pretende alcançar.

O doente crítico só é crítico porque faz sentido acreditar que pode melhorar. Quando melhora todo o esforço, todas as expectativas criadas por quem cuida são compensados, por outro lado quando se investe muito em situações em que ninguém percebe o porquê desse investimento o sentimento de frustração é imenso, a descrença torna-se banal e em situações futuras corremos o risco de ter profissionais doentes a cuidar de pessoas doentes porque a exaustão emocional e a descrença toma conta das pessoas... o trabalho, o esforço na maior parte das vezes tem que fazer sentido...

Deixo este texto para reflexão...

"a renúncia a meios extraordinários ou desproporcionados não equivale ao suicídio ou à eutanásia, exprime, antes, a aceitação da condição humana face à morte, evidenciando a noção de que a vida humana merece ser respeitada na sua dignidade não equivale ao suicídio ou à eutanásia, exprime, antes, a aceitação da condição humana face à morte, evidenciando a noção de que a vida humana merece ser respeitada na sua dignidade"








segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A RELAÇÃO DE AJUDA

A relação de ajuda é um instrumento que os enfermeiros podem usar nas mais diversas áreas de exercício profissional. A enfermagem notabiliza-se pelas suas intervenções assentes nas relações interpessoais. A essência da enfermagem ultrapassa as necessárias e importantes competências técnicas, é muito mais que isso, a enfermagem é relação, é comunicação, é satisfação, é a procura constante da solução de problemas identificados no outro numa relação que se quer empática e verdadeira.
















sexta-feira, 20 de novembro de 2015

DECISÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM

Enquanto enfermeiros, actuamos nas áreas da prestação de cuidados, da gestão, da formação, da investigação. 
De acordo com o REPE, as intervenções de enfermagem são autónomas e interdependentes – e a diferença está no prescritor, em quem inicia o processo de prescrição de cuidados. Por isso, diria que os enfermeiros prestam cuidados sempre de forma autónoma. 
O enfermeiro não é o profissional que age por indicação de outrem. A interdependência configura-se simplesmente em relação ao início do processo prescritor e mesmo quando outro profissional prescreve, é o enfermeiro que assume a responsabilidade pelos seus próprios actos (e pelas decisões que toma). 
LUCÍLIA NUNES, 2006


















quarta-feira, 18 de novembro de 2015

AS LÁGRIMAS

Quando se transmite más notícias e segundo o Protocolo de SPIKES, na fase em que é proporcionado espaço para manifestação de emoções (emotions). Neste momento de manifestação de emoções, muitas vezes somos confrontados com choro,  com lágrimas por parte de utentes/familiares. Nesta altura temos também de lidar com as nossas próprias emoções, com a dôr dos outros, com a nossa dôr, com o efeito de espelho... temos de apelar a todas a s nossas capacidades para ter uma atitude de ajuda... e muitas vezes ... não é fácil....


"As Lágrimas são as ultimas palavras quando o coração perde a voz"

 kalil Gibran


http://www.mensagenscomamor.com/frases/frases_sobre_lagrimas.htm



segunda-feira, 16 de novembro de 2015

VENTILADOR PORTÁTIL DESCARTÁVEL

Ventilador Portátil Descartável - Suporte Ventilatório por tubo traqueal ou máscara utilizando oxigénio. Não requer uso de electricidade ou bateria. Ventilador ideal para usar em cenário de catástrofe. Uma outra vantagem deste ventilador é o facto de poder ser usado sem problemas na realização de ressonância magnética. O seu preço é extremamente reduzido, à volta de 70 €.
Mais informação aqui.












sábado, 14 de novembro de 2015

BURNOUT

"O Burnout surge como uma resposta ao desgaste emocional crónico, provocado pelo facto de se lidar persistentemente com outros seres humanos, particularmente se tiverem perturbações mentais, doenças físicas ou problemas pessoais"                                                                      
Maslach





                    

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O LUTO

O luto é uma reacção vital, inerente à condição humana e representa a resposta à perda de algo ou de alguém. Este processo inclui um conjunto de sentimentos que levam mais ou menos tempo a serem resolvidos dependendo da pessoa ou da situação em particular e, que de um modo geral não devem ser apressados nem embotados com o uso de medicação. 

Nas UCIs vive-se muitas vezes situações de luto antecipado, pode-se mesmo pensar que quando alguém dá entrada na UCI a sua família começa a partir desse momento a preparar-se para a perda do seu familiar. É preciso compreender e ter a sensibilidade para a forma como estas coisas acontecem porque cada um de nós enquanto profissional tem a obrigação de prestar cuidados ao longo do ciclo vital e nas diferentes crises que surgem ao longo da vida do indivíduo e da família. Em paralelo a todas as competências técnicas terão que ser mobilizadas competências na área da relação e comunicação.

A DOR E O DOENTE CRÍTICO

“ A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a uma lesão tecidular, real ou potencial, ou pode ser descrita de acordo com as manifestações próprias de tal lesão.”
Internacional Association for The Study of Pain







quarta-feira, 11 de novembro de 2015

INDICAÇÕES PARA VNI




VNI – É um método de assistência ventilatória aplicada à via aérea através de mascaras que funcionam como interface paciente/ventilador em substituição às próteses endotraqueais. Pode ser por pressão positiva ou negativa.


INTERVENÇÕES DO ENFERMEIRO DE SMP NA UCI

O Enfermeiro Especialista em Saúde Mental, terá intervenções ao nível do Utente, Família e na Equipa.










terça-feira, 10 de novembro de 2015

SISTEMA PICCO - QUE INFORMAÇÕES NOS DÁ?

O sistema PICCO é um método de avaliação contínua do DC através da análise do contorno da onda de pulso.
Permite saber: o estado do sistema cardiovascular, a pré carga cardíaca, se a administração de fluidos vai aumentar o DC, qual a pós carga, qual a contractilidade cardíaca e se existe edema pulmonar.




EM 10 ANOS FORA DO PAÍS PODE-SE ATINGIR O TOPO DA CARREIRA E CÁ?

REPORTAGEM SIC https://vm.tiktok.com/ZGeqFbtdD/ Testemunho de enfermeiros portugueses a trabalhar no Reino Unido "Em 10 anos atingi ...