domingo, 10 de abril de 2016

5 COISAS QUE OS ENFERMEIROS DEVEM EVITAR DIZER AOS DOENTES OU SEUS FAMILIARES


Na azáfama do dia a dia, no corre-corre... muitas vezes não temos noção que tudo o que fazemos e dizemos é particularmente "observado" com todos os sentidos tanto por parte dos nossos doentes como por parte dos seus familiares...
Às vezes sem darmos conta saem determinadas coisas da nossa boca que não deveriam sair... pelo menos de determinadas formas... Pensar podemos sempre... mas dizer... às vezes só com muitos filtros... se não conseguirmos filtrar o melhor é ficar calado ... Lol...
Da minha experiência pessoal e em concordância com o post do Nurseslabs.com, destacaria:



1. Aguarde porque estou ocupado ... Já venho...
depois vamos e... 5...10...15...30 min... 1h...
Quando voltamos temos doente e família a subir paredes... Lol
Pode-se pedir para aguardar mas convém estimar um tempo de atendimento, por exemplo: "aguarde 5 min, porque estou no meio de um atendimento".
Dizer ao outro que estou ocupado é o mesmo que dizer aguenta aí porque não és importante agora...


2. Isto não vai doer nada... 
Todos nós temos o nosso limiar de dor... O que para mim é indolor para
o outro pode ser o contrário ... É preferível dizer: "Isto Poderá doer um pouco...". É uma questão de fazer passar ao outro que somos sensíveis ao seu sofrimento...



3. Oh não... Tchiiii... Ooops... 
Todos podemos errar... Nao é preciso anunciar com fogo de artifício o nosso erro... Se erramos é preferível ser discreto... analisar até que ponto poderá ser prejudicial para o doente... se necessário pedir ajuda de colegas ou de outros profissionais... e em relação ao doente é preciso ser muito cuidadoso com o que se diz, como se diz e se vale mesmo a pena dizer... porque poderá não ter relevância nenhuma para o seu tratamento... não esquecer que em causa está a segurança e a confiança nos cuidados... É necessário fazer a gestão do erro com muita serenidade... 

4. Eu sei o que é isso... Já passei por isso... O meu caso ainda foi pior...
Quando alguém se queixa, o pior que pode ouvir é alguém do outro lado a lhe dizer que aquilo que está a passar não tem importância nenhuma... Quando alguém se queixa tem de ser ouvido... É preferível não dizer nada do que ter atitudes de minimizar o problema do outro... Ouvir... é a chave...muitas vezes é suficiente... O silêncio às vezes é ouro...





5. Ah... Não tenho a certeza... Não sei bem... 
Quando nos colocam questões... A resposta não pode ser um vazio... Para nós poderá não ter importância mas para  o outro não se passa isso... Então se a pergunta for sobre a medicação que estamos a administrar... não pode haver resposta de não sei, não tenho a certeza... Ganhe tempo informe-se... Responda... Não invente...


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