A escala de stress profissional dos enfermeiros, avalia o stress destes profissionais ao nível do domínio físico (carga de trabalho), psicológico (a falta de apoio dos colegas, a morte e o morrer, preparação inadequada para lidar com as necessidades emocionais dos doentes e familiares), domínio social (os conflitos), e o domínio do desenvolvimento pessoal e profissional.
É um facto que a comunicação e a oportunidade de exprimir livremente as suas ideias e pontos de vista são facilitadores das relações entre as pessoas e constitui um alívio em termos psicológicos para os intervenientes nestes contextos.
A equipa deverá ter a oportunidade de no serviço/unidade haver momentos em que possam falar uns com os outros acerca de assuntos que tenham ver consigo próprios, com os utentes e familiares bem como com outros profissionais com quem habitualmente nos relacionamos no dia a dia do exercício. Reuniões periódicas será uma boa medida para desanuviar ambientes, promovendo desta forma a saúde mental dos membros da equipa.
Sem comentários:
Enviar um comentário