A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
A comunicação é um intercâmbio recíproco de informações, ideias
crenças, sentimentos, emoções e atitudes entre duas ou mais pessoas.
É um processo dinâmico que exige
adaptações entre os intervenientes da comunicação.
Transmite-se de maneira consciente ou
inconsciente pelo comportamento verbal ou não verbal. Phaneuf (2005) define
comunicação não verbal como uma troca sem palavras, cobrindo um largo espectro
de expressões corporais e de comportamentos que sustentam as relações verbais
entre as pessoas, e contribuem para a sua interpretação. Igualmente na
perspectiva de Potter e Perry (2006) a comunicação verbal apreende as mensagens
comunicadas por linguagem corporal sem recurso a palavras. Acrescentam ainda um
conceito no domínio da comunicação que é a metacomunicação, ou seja a “mensagem
dentro da mensagem” a um nível mais profundo. Para as autoras supra citadas
transmite a atitude do emitente comparativamente a si próprio e à mensagem, bem
como as atitudes, sentimentos e intenções para com o receptor.
É através da comunicação não verbal que
transmitimos muitas das nossas emoções e dos nossos sentimentos. Muitas vezes,
a linguagem não verbal, que acompanha a linguagem verbal, oferece um
significado mais profundo e verdadeiro que esta última. Esta comunicação pode
não ser consciente nem mesmo intencional, mas conhecer o seu valor e a sua
importância é essencial para evitar as rupturas ou os bloqueios da
comunicação.
A comunicação não verbal é, assim, uma “
mensagem silenciosa” que se consubstancia em aspectos como o aspecto pessoal, a
postura e atitude corporal, os gestos, a expressão facial, a voz, o silêncio, a
distancia ou proxémica e o toque.
É precisamente esta comunicação não verbal
que terá uma importância fundamental no estabelecer da relação com a pessoa em
situação crítica em ambiente de UCI.
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