Blogue destinado a todos os que gostam do ambiente que se vive nas UCIs independentemente de exercerem nestes contextos. Pretendendo a partilha de experiencias de modo a que todos possamos desenvolver mais conhecimento ao serviço de todos...
Antídoto - É palavra derivada do latim antidotu(m), contraveneno; e o latim, derivado do grego antídotos, dado contra; dado como remédio a; contraveneno. À letra, significa que tem a propriedade de agir contra.
Em português, empregamos antídoto para significar medicamento usado para frustrar a acção dum veneno - isto é, contraveneno.
São portanto substâncias que anulam o efeito nocivo de outras.
A pressão venosa central (PVC) ou pressão da Aurícula direita refere-se à pré-carga do ventrículo direito (VD), ou seja, a capacidade de enchimento do ventrículo direito ao final da diástole.
A PVC é uma medida hemodinâmica frequente nas UCIs. É influenciada pela interação entre o volume intravascular, função ventricular direita, tónus vasomotor e pela pressão intratorácica.
SE GOSTA DA PÁGINA VIVER ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS
E AINDA NÃO FEZ LIKE, PODE FAZER ABAIXO. SE JÁ FEZ, CONTINUE POR AQUI ;)
Aterapia baclofeno intratecal ( Terapia ITB ) é um tratamento que pode aliviar alguns dos sintomas da espasticidade severa.
Dependendo de sua condição, esta terapia pode ter efeitos diferentes sobre a espasticidade grave. O tratamento pode ser ainda mais eficaz se utilizado em combinação com fisioterapia , terapia da fala ou terapia ocupacional.
Como é que a terapia por ITB reduz a espasticidade grave causada por lesão da medula espinhal ou doença provocada por lesão cerebral?
A terapia por ITB consiste no implante cirúrgico de um cateter no espaço intratequal ligado a uma bomba programável que administra de forma contínua Baclofeno com o objectivo de ajudar a aliviar a grave espasticidade causada por paralisia cerebral. Este baclofeno vai directamente para o espaço intratecal onde circula o líquido cefaloraquidiano.
Grande vantagem deste sistema é que o Baclofeno é entregue precisamente no local onde é necessário, no espaço intratecal pelo que desta forma é administrado em quantidades bastante mais reduzidas do que se for administrado por medicação p'eros.
Composição do sistema
Bomba com reservatório e bateria
Catete flexível que será implantado no espaço intratecal
Vantagens
Melhoria significativa da qualidade de vida das pessoas afectadas por lesões cerebrais graves, lesão da medula espinal, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral e paralisia cerebral. Permite maior autonomia e independência, promove a auto estima das pessoas afectadas.
A gastrostomia é um procedimento cirúrgico realizado para criar uma abertura no estômago com o propósito de administrar alimentos e líquidos.
ASPECTOS A CONSIDERAR
Atender as necessidades nutricionais: O primeiro alimento líquido é administrado logo após a cirurgia geralmente consiste em água e 10% de glicose. Inicialmente são fornecidos somente 30 a 60 ml de cada vez, mas a quantidade é aumentada gradualmente. No segundo dia, de 180 a 240 ml podem ser dados de uma só vez, se forem tolerados e não houver vazamento de líquidos ao redor da sonda. Líquidos calóricos são adicionados gradualmente. Alimentos batidos no liquidificador são adicionados gradualmente aos líqiuidos claros até que uma dieta completa seja alcançada.
Prestar cuidados á sonda no sentido de prevenir infecção: Após a alimentação, a abertura da sonda deve ser coberta com um quadrado de gaze estéril segura por um elástico ou tira de esparadrapo.
Prestar cuidados á pele: A pele em volta da gastrostomia requer um cuidado especial, porque pode ficar irritada pela ação enzimática dos sucos gástricos que vazam ao redor da sonda. Se não for tratada fica macerada, vermelha, ferida e dolorida. É necessário lavar a área ao redor da sonda com água e sabão diariamente.
Caso seja necessário pode ao redor da sonda aplicar um quadrado adesivo para manter a integridade da pele, protegendo-a contra as secreções gástricas.
Ajudar na adaptação da imagem corporal: Um membro na família pode surgir como pessoa de apoio importante, que se tornará o principal comunicador entre o paciente e o pessoal da equipe de saúde.
Despiste precoce de complicações: infecção de ferida, celulite no local da ferida, abscesso, sangramento.
Educar o paciente: mostrar ao paciente como checar o resíduo gástrico antes da alimentação. Orientar o paciente a desobstruir a sonda pela administração de água a temperatura ambiente, antes da alimentação e após, para lavar a sonda e livra-la de partículas alimentares, que podem decompor-se deixadas na sonda. Todas as alimentações são dadas a temperatura ambiente ou próxima à temperatura do corpo. Uma alimentação de 300 a 500 ml geralmente é dada cada refeição e requer de 10 a 15 minutos ao todo. Manter a cabeceira da cama elevada por pelo menos meia hora após a alimentação facilita a digestão e diminui o risco de aspiração.
12 DE MAIO... DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO... A TI ENFERMEIRO...
Um poema feito em 2009 pela nossa colega Liliana Jardim e que espelha bem o que é o ENFERMEIRO, a sua ESSÊNCIA a sua ALMA... Analisá-lo é fazer uma profunda reflexão sobre a profissão de enfermagem... muito se poderia dizer, cada verso é uma porta para uma infinidade de pensamentos... que levam a reflexões profundas... ...dele infere-se ideias soltas sobre ... ....a dura mas ao mesmo tempo bela realidade do nosso exercício.... ...Exigências do Cuidar Holístico... ....a pessoa nas suas dimensões bio-psico-social-espeiritual.... ...Cuidados Centrados na individualidade de cada um.... ....reconhecimento profissional aquém das expecativas... ....enfermeiro como aquele profissional descartável que no aperto é querido mas na hora do reconhceimento este vai para outros... sempre os mesmos... ...Lidar com o sofrimento dos outros e com o seu...gerir emoções... ....o desgaste físico e emocional da profissão ...as suas defesas para lidar com tudo... ... o enfermeiro: gente que cuida de gente mas que pouco cuida de si ...
...tu enfermeiro és GRANDE... NESTE DIA A TI ENFERMEIRO UM GRANDE ABRAÇO...
A ti enfermeiro Gente que cuida de gente Amado, criticado Desejado, tolerado Esquecido no tempo da bonança Querido no tempo de sofrimento A ti enfermeiro Que suportas a dor No olhar de um doente Que ris, quando queres chorar Que amansas o teu coração Quando te apetece gritar. Que abafas a mágoa de seres gente A ti enfermeiro que vagueias Velando na calada da noite Aqueles que confiam em ti Em noite infindas, sofridas Lutando contra a morte e o tempo. A ti enfermeiro que mitigas A alma e o corpo de quem geme As dores de ser simples mortal A ti enfermeiro que enalteces O sentido da vida A dignidade humana Esquecendo que também és gente.