VIVER ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS

segunda-feira, 14 de março de 2016

MRSA ... NOVA ESPERANÇA NO COMBATE A ESTA SUPER BACTÉRIA...


Esta notícia que li em Saúde Plena constitui uma nova esperança no combate ao MRSA:

...Dois novos componentes químicos restauram ação de antibióticos contra a superbactéria MRSA...




A MRSA (sigla em inglês para Staphylococcus aureus) é a segunda principal causa de morte por infecções bacterianas resistentes nos Estados Unidos

As bactérias Staphylococcus aureus, vulgarmente chamadas de estafilococo, foram identificadas em 1880 como causadoras de infecções dolorosas da pele, cujos sintomas incluíam o amolecimento de tecidos e furúnculos. Nos casos mais graves, causavam pneumonia e infecções que podiam ser fatais. Apenas em 1940, a medicina passou a contar com um tratamento eficaz contra o micro-organismo, mas o uso indiscriminado e excessivo da droga favoreceu uma seleção de bactérias imunes não só à penicilina, mas também à meticilina, outro tipo de antibiótico.




O estudo publicado na revista Science Translational Medicine por cientistas dos Laboratórios de Pesquisa Merck, nos EUA, apresenta uma alternativa para tratar o mal: tarocin A e tarocin B, dois componentes químicos que restabelecem a eficiência dos antibióticos beta-lactâmicos, classe da qual fazem parte a penicilina e a meticilina.




OS 10 POSTS MAIS VISTOS DE SEMPRE